A axila, localizada abaixo da articulação do ombro e acima da fáscia axilar, forma um espaço piramidal na transição entre o braço e o tórax. Este espaço atua como uma passagem para a distribuição de estruturas neurovasculares que suprem o membro superior, geralmente protegido quando o braço está aduzido. 

As estruturas seguem de várias maneiras a partir deste ponto central:

Superiormente = passando pelo canal cervicoaxilar até a base do pescoço;

Anteriormente passando pelo trígono clavipeitoral até a região do peito;

Ínfero-lateralmente = em direção ao prórpio membro superior;

Posteriormente = através do espaço quadrangular, até a região escapular;

Ínfero-medialmente = ao longo da parede torácica, alcançando os músculos toracoapendiculares inferiores, como o serrátil anterior e o latíssimo do dorso.

O formato e o tamanho da axila mudam conforme a posição do braço, diminuindo significativamente quando o braço está totalmente abduzido, uma posição que expõe seu conteúdo e aumenta sua vulnerabilidade. 

Delimitações

O ápice da axila, conhecido como canal cervicoaxilar, constitui a via de comunicação entre o pescoço e a axila. É delimitado pela 1ª costela, pela clavícula e pelo limite superior da escápula. Essa abertura superior é uma rota essencial por onde passam artérias, veias, vasos linfáticos e nervos que se dirigem ou emergem do braço.

A base da axila é formada por uma superfície côncava de pele, tecido subcutâneo e fáscia axilar (muscular), estendendo-se do braço até a parede torácica ao nível aproximado da 4ª costela, e contrói a fossa axilar. As fronteiras da base da axila e da fossa axilar são definidas pelas pregas axilares anterior e posterior, pela parede torácica e pela superfície medial do braço.

A parede anterior da axila apresenta duas camadas, constituídas pelos músculos peitoral maior e peitoral menor e pelas respectivas fáscias peitoral e clavipeitoral. 

A prega axilar anterior, é a parte inferior da parede anterior que pode ser palpável entre os dedos, é composta pelo músculo peitoral maior que se estende da parede torácica até o úmero, coberto pelo tegumento relacionado.

A parede posterior da axila é majoritariamente composta pela escápula e pelo músculo subescapular em sua superfície anterior e inferiormente pelos músculos redondo maior e latíssimo do dorso.

A prega axilar posterior, localizada na parte inferior da parede posterior e palpável entre os dedos, estende-se abaixo da parede anterior. É formada pelos músculos latíssimo do dorso e redondo maior, com o tegumento correspondente cobrindo-os.

Por sua vez, a parede medial da axila é estruturada pela parede torácica, abrangendo da 1ª à 4ª costela e os músculos intercostais, com o músculo serrátil anterior adjacente. A parede lateral, uma estreita barreira óssea, é constituída pelo sulco intertubercular do úmero.

Componentes

A região axilar é composta por importantes componentes anatômicos, incluindo a artéria axilar com seus ramos e a veia axilar com suas veias tributárias, além de vasos linfáticos e conjuntos de linfonodos axilares, todos embutidos em uma matriz de tecido adiposo axilar

Além disso, essa área abriga grandes nervos que constituem os fascículos e ramos do plexo braquial. Esta é uma complexa rede de nervos que se estende do pescoço até o membro superior. No ponto mais próximo ao tronco, estas estruturas neurovasculares estão cobertas por uma continuação da fáscia cervical, que funciona como uma bainha, conhecida como bainha axilar.

Rolar para cima