Entendendo os Órgãos Internos.

A esplancnologia é o ramo da anatomia que estuda as vísceras (órgãos internos) e suas estruturas relacionadas.

Esses órgãos estão localizados principalmente nas cavidades torácica, abdominal e pélvica, desempenhando funções vitais para a manutenção da vida.

Baseando-nos no livro Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar dos renomados autores Dangelo e Fattini, vamos explorar os principais aspectos dessa área.

A diferença entre vísceras e órgãos está principalmente no uso e no contexto do termo:

  • Órgãos: são estruturas anatômicas compostas por diferentes tipos de tecidos, organizadas para desempenhar funções específicas no organismo. Ex.: coração, fígado, rins, pulmões, pele.

  • Vísceras: é um termo mais restrito que se refere especificamente aos órgãos localizados dentro das cavidades corporais, especialmente as cavidades torácica, abdominal e pélvica. Geralmente envolve órgãos do sistema digestório, respiratório, urinário e reprodutor. Ex.: estômago, intestinos, fígado, bexiga, útero.

Resumo:
Toda víscera é um órgão, mas nem todo órgão é uma víscera.
Por exemplo, o cérebro e a pele são órgãos, mas não são vísceras.

Por isso, devemos entender o princípio da paquimeria:

É o princípio segundo o qual o segmento axial do indivíduo é constituído, esquematicamente, por 2 tubos (como mostra a figura a seguir).

Os tubos, denominados paquímeros, são respectivamente: anterior ou ventral, posterior ou dorsal.

O paquímero anterior (maior) contém a maioria das vísceras, e por esta razão, é também denominado paquímero visceral.

O paquímero posterior compreende a cavidade craniana e o canal vertebral e aloja o sistema nervoso central, por isso é denominado paquímero neural.

Para conclusão do raciocínio, as vísceras devem estar localizadas no paquímero visceral e serem invervadas pelo sistema nervoso autônomo.

A língua por exemplo não pode ser considerada uma víscera, mesmo que esteja localizada no paquímero anterior. Pois ela é constituída por músculo estriado esquelético e portanto, não é inervada pelo sistema nervoso autônomo.

Compare as diferenças no quadro a seguir:

CaracterísticaÓrgãosVísceras
DefiniçãoEstruturas anatômicas formadas por diferentes tecidos, com funções específicas no organismo.Subconjunto de órgãos localizados dentro das cavidades corporais.
LocalizaçãoPodem estar em qualquer parte do corpo (superficial ou interna).Estão dentro das cavidades torácica, abdominal e pélvica (paquímero anterior).
ExemplosCoração, pulmão, fígado, rins, pele, cérebro.Estômago, intestinos, fígado, bexiga, útero, pulmões.
AbrangênciaTermo mais amplo: todo víscera é um órgão, mas nem todo órgão é víscera.Termo mais restrito: refere-se apenas a alguns órgãos internos.
Uso do termoMais comum em anatomia geral e fisiologia.Mais usado em anatomia topográfica e clínica.
Rolar para cima